sexta-feira, 27 de março de 2020

ÁLCCOL X AVC

Alcoolismo e Derrame Cerebral
O derrame cerebral é a 3  causa de morte entre adultos e a principal causa de invalidez de idosos no mundo. Nos EEUU ocorrem em média 150000 óbitos e 2 milhões de sobreviventes de acidente vascular cerebral  (AVC). Á doença arterioscleróstica ( placa de colesterol) está na gênese da maioria dos casos de derrame. Existem vários fatores de risco pessoal e ambiental para
a doença. Os principais fatores são a tendência hereditária, o tabagismo, a hipertensão arterial, o diabetes, colesterol alto, alcoolismo etc.
 Neste artigo discorreremos sobre o álcool como um fator de risco significativo para doença cérebro vascular ( derrame, isquemia cerebral). A literatura médica é farta em trabalhos científicos mostrando a estreita relação entre o consumo excessivo de álcool e maior risco de acidente vascular cerebral (AVC). Esta relação existe mesmo naquele bebedor ocasional em função de sua predisposição genética e outros fatores pessoais de risco. O consumo moderado de bebidas alcoólicas (40-60g álcool/dia), contínuo ou esporádico, já representa risco aumentado para complicações e doença cardiovasculares.
As principais anormalidades associadas ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas são: alterações da função hepática, da coagulação sanguínea, hemorragias fáceis baixa de plaquetas e hipertensão arterial. O álcool aumenta a liberação de cortisol, renina, aldosterona, vasopressina e adrenalina. A conseqüência desse pool de substancias é o surgimento de grave crise hipertensiva, infarto do miocárdio, edema agudo de pulmão e hemorragia cerebral. Doenças estas de alta mortalidade, e muitas seqüelas incapacitadas permanentes.
Além dos acidentes vasculares cerebrais ou encefálicos (AVC) o alcoolismo é fator causal de vários outros distúrbios orgânicos com elevadas taxas de morbidade e mortalidade. Dentre estas pode-se listar: arritmias cardíacas, miocardiopata, hipertensão arterial, trombose venosa ou arterial, embolia pulmonar, hemorragias internas, pancreatite aguda ou crônica, cirrose hepática, neuropatias periféricas, demência precoce, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário